segunda-feira, 22 de março de 2010

Metarreflexão

Blog: um gênero textual


Cheio de controvérsias com relação à sua origem, o blog, gênero tão usado por nós internautas, hoje, pode (e deve!) ser uma ferramenta muito útil nas salas de aula.
Há alguns anos, não ouvíamos nem falar, na escola, dos gêneros textuais que circulam na internet. Hoje, o cenário é um pouco diferente. Diante de uma sala repleta de "navegantes" (e blogueiros), o professor pode contar, sim, com a internet para atingir seus objetivos pedagógicos. 
Falemos, então, do nosso querido gênero blog. Afinal de contas, o que é o blog mesmo? Blog, segundo COSTA (2009), é um jornal ou diário eletrônico pessoal, publicado na Web, informal (normalmente), direcionado ao público em geral. Ele tem natureza semiótica, já que o blogueiro pode adicionar em seus posts imagens, fotos, vídeos, sons, etc... Pode ser considerado uma alternativa popular para pessoas "comuns" publicarem textos de conteúdo pessoal interativo e participativo através da internet.
Nós, usuários dessa ferramenta e professores (ou futuros, como eu) ganhamos, com isso, um grande aliado para o ensino de língua (seja ela L1 - língua materna ou primeira língua - ou L2 - segunda língua).


Referências que usei no texto:

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. 2ª ed. revista e ampliada. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

(FAVOR CITAR FONTE SE FOR USAR MEU TEXTO! OBRIGADA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário