quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Você conhece a LIBRAS?


LIBRAS : Língua Brasileira de Sinais
É a língua dos surdos brasileiros
Sim, LÍNGUA! (linguisticamente, isso ficará para um próximo post, ok?)
A LEI N.º 10.436 de 24 de abril de 2002, reconhece a LIBRAS como língua e prevê seu livre uso pelos surdos no Brasil. 
Tem sua origem na Língua de Sinais Francesa.
Ela é uma língua visuo-espacial, pois é captada pela visão, e não oral, como o Português, o Inglês, etc, que são captados pelos ouvidos.
Sua base são os sinais, correspondentes às palavras nas línguas orais.
Sinais
Os sinais são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo ou no espaço onde esses sinais são feitos. Nas línguas de sinais podem ser encontrados os seguintes parâmetros que formarão os sinais:
2.1 Configuração das mãos: São formas das mãos que podem ser da datilologia (alfabeto manual) ou outras formas feitas pela mão predominante (mão direita para os destros ou esquerda para os canhotos), ou pelas duas mãos.
Os sinais DESCULPAR, EVITAR e IDADE, por exemplo, possuem a mesma configuração de mão (com a letra y). A diferença é que cada uma é produzida em um ponto diferente no corpo.
2.2 Ponto de articulação: é o lugar onde incide a mão predominante configurada, ou seja, local onde é feito o sinal, podendo tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro.
2.3 Movimento: Os sinais podem ter um movimento ou não. Por exemplo, os sinais PENSAR e EM-PÉ não têm movimento; já os sinais EVITAR e TRABALHAR possuem movimento.
2.4 Expressão facial e/ou corporal: As expressões faciais / corporais são de fundamental importância para o entendimento real do sinal, sendo que a entonação em Língua de Sinais é feita pela expressão facial.
2.5 Orientação/Direção: Os sinais têm uma direção com relação aos parâmetros acima. Assim, os verbos IR e VIR se opõem em relação à direcionalidade.


MAIS SOBRE LIBRAS E CULTURA SURDA NOS PRÓXIMOS POSTS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário