terça-feira, 20 de abril de 2010

Menas: o certo do errado, o errado do certo.

O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, está expondo a mostra "Menas: o certo do errado, o errado do certo". A exposição tem como proposta "enumerar nossos “erros” linguísticos mais comuns, entender por que saímos do padrão culto  e discutir a amplitude e a criatividade da língua". "O próprio título da exposição é uma provocação. Mesmo sabendo que “menos” é um advérbio, portanto, invariável, quantas vezes já não ouvimos a “concordância” com o gênero feminino por pessoas das mais diferentes classes e idades", diz o site do museu.


Para ler o texto integral de apresentação, visite o site da exposição:
http://www.poiesis.org.br/mlp/expo/menas/index.html
(clique com o botão direito senão vc vai sair do blog, ok?)
Não deixe de ver, quando abrir o site, a apresentação com as "Normas", personagens representadas pela atriz Alessandra Colassanti, filha dos escritores Affonso Romano de Sant'Anna e Marina Colassanti.

Uma prévia para vocês:


(clique na imagem para ampliá-la)


No site, clique em "prévia" e veja alguns dos "erros" mais comuns "cometidos" por nós, em um menu interativo muito legal.

Graças à chamada dessa exposição na revista Nova Escola, descobri que a primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "explodir" é "expludo" e não "explodo" como pensava que fosse e como é consagrado pelo uso popular (Eu expludo de raiva).

Vale a pena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário